top of page

O que saber antes de comprar um Ar Condicionado: Capacidade de Refrigeração e Instalação

  • Foto do escritor: Isabela Oliveira
    Isabela Oliveira
  • 10 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Como definir a capacidade de refrigeração e algumas dicas de instalação.



Além dos tipos de ar condicionado você também deve levar em conta a capacidade de refrigeração na hora de escolher o modelo ideal para sua residência, escritório, salão de festa, entre outros.


Depois do modelo escolhido é preciso se atentar a alguns detalhes antes e durante a instalação, para que ele possa funcionar corretamente e que a garantia do fabricante seja mantida. Mas fiquem tranquilos, vamos detalhar tudo aqui em baixo para vocês !!


Capacidade de Refrigeração


A Capacidade de Refrigeração de um ar condicionado é dado pelo número de BTUs (Unidade Térmica Britânica) ideal para que o local seja climatizado corretamente. Quanto maior o número de BTUs maior a potência do aparelho.


O condicionamento correto é importante, uma vez que se colocar um aparelho com capacidade abaixo do necessário o ambiente não será refrigerado adequadamente, por outro lado se a capacidade for exagerada o consumo energético será maior do que preciso.


O cálculo simplificado dos BTUs pode ser feito por simuladores disponíveis na internet, no qual levam em consideração a metragem quadrada do cômodo, a quantidade de pessoas que geralmente utilizarão o ambiente, a existência de equipamentos eletrônicos que emitem calor, entre outros.


Dicas de instalação


Para a correta instalação e funcionamento do seu aparelho é necessário levar em conta vários fatores, para isso vamos elencar a baixo algumas delas:


  • Verificar qual a voltagem fornecida pela companhia elétrica na sua residência (110v ou 220v). Caso o aparelho desejado não esteja disponível na voltagem atendida, o correto é entrar em contato com a distribuidora de energia de sua cidade e solicitar a mudança ou aumento de fase.


  • Na hora de comprar o material para a instalação você pode ficar na dúvida se compra de alumínio ou cobre. Assim vamos colocar as vantagens e desvantagens de cada um para você:


O alumínio é bem mais barato que o cobre, uma vez que o um material é leve e pode ser encontrado facilmente na natureza. No entanto, é um material frágil que pode ser facilmente dobrado ou amassado, além disso ele não podem ser soldados. Assim, eles se degradam facilmente e precisam ser totalmente substituídos.




Por outro lado, o cobre apresenta alta condutividade térmica, o que significa que pode aquecer e resfriar mais rapidamente fazendo com que o aparelho trabalhe com maior facilidade e eficiência. Além disso os tubos são mais rígidos, difíceis de oxidar e em caso de degradação podem ser soldados, corrigindo o problema. Contudo, o cobre custa cerca de três vezes mais que o alumínio.



Apesar do citado acima, a maior diferencia entre eles é que nenhum fabricante recomenda a utilização de tubulação de alumínio, e caso seja comprovada o uso deste material a garantia pode ser negada.


  • Para realizar a instalação é de fundamental importância contratar um profissional especializado e credenciado, uma vez que erros na instalação podem ocasionar defeitos no funcionamento do aparelho, reduzindo a vida útil e a eficiência, aumentando o consumo de energia elétrica e ainda a perda de garantia do fabricante.


  • Em caso de reforma ou construção o ideal é prever a instalação de ar condicionado, deixando pontos de energia separados para ele, tubulação hidráulica de pvc para os drenos e disjuntores disponíveis no quadro de energia, assim você evita quebra-quebra futuramente.


Pensando em construir, reformar ou instalar um ar condicionado, entre em contato com a equipe da Renove Engenharia & Design para um projeto detalhado que se adeque ao seu ambiente!

Comments


bottom of page